quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TUBARÃO BRANCO

 
O tubarão-branco é a espécie mais temida de todas. O seu nome científico é a de Carcharodon charcharias e o seu nome comum é de tubarão-branco. Pertence à família dos lámnidos, tubarões rápidos e activos. Alguns têm mecanismos para aumentar a temperatura do seu corpo.
O seu comprimento é de cerca de seis metros e podem alcançar os 40 km/h, o que lhe permite saltar fora de água e alcançar os outros mamíferos marinhos, como focas que se encontram sobre as rochas. A sua velocidade média é de 3 km/h.
Existe registos destas espécie desde à 60 milhões de anos. A sua alimentação consiste em pequenos peixes até aves marinhas, tartarugas, outros mamíferos marinhos como outros tubarões.
A sua reprodução é ovovivípara. Alcançam a sua maturidade sexual aos 10-12 anos de idade e têm entre seis a sete crias. Quando a fêmea expulsa os tubarões que medem aproximadamente um metro e meio, devem viver independentes a partir desse momento.
Tubarão branco
Tem cinco filas de dentes e possui um ouvido muito sensível e fino, capaz de perceber os movimentos de outros peixes. O filme “Tubarão” de Steven Spielberg em 1975 contribuiu de forma importante na fama destes animais agressivos.
Depois da orca, é o maior predador que existe, graças à sua força e velocidade no ataque.
São animais de sangue frio, mas graças à sua actividade muscular, podem manter a temperatura do seu corpo aos cerca de 14ºC. Este feito facilita-os na digestão.
A média de vida destes tubarões é cerca de 30 anos de idade. O tubarão branco está incluído na lista de animais protegidos em partes dos EUA e na Austrália, mas ainda não foi possível eliminar a sua pesca ilegal. Existem aproximadamente 200 exemplares na Austrália e 1500 na África do sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário